A impossibilidade de cumprir a generalidade das obrigações vencidas e o seu significado no conjunto do passivo ou as circunstâncias em que ocorreu, evidenciam a situação de insolvência - Art. 1.º do CIRE.

Verificada a incapacidade generalizada de cumprimento das obrigações ou quando o passivo é superior ao activo, o devedor tem o dever legal de se apresentar à insolvência no prazo de 60 dias ou, caso seja pessoa singular e pretenda beneficiar de medidas de protecção ao consumidor, nos 6 meses seguintes à verificação da situação - Art. 3º e 238.º do CIRE.

Insolvencia.pt tem uma média anual de visitas superior a 1.500.000 e mais de 3.000.000 de page views.

Introdução

Iniciar Sessão

Para aceder a áreas reservadas deste site deve iniciar uma sessão com a sua autenticação. O Portal e os advogados que colaboram na presente rubrica editorial pretendem, apenas, prestar informação de natureza genérica aos leitores registados do Portal Insolvência, relativamente a questões gerais relacionadas com o tema da reestruturação, recuperação e insolvência de empresas e pessoas singulares. O portal e os advogados colaborantes abordarão apenas temas de âmbito alargado, formuladas em termos genéricos e que não incidam sobre situações concretas ou particulares dos leitores, reservando-se por isso no direito de, de acordo com o livre critério editorial do Portal, a não abordar ou responder a algumas das questões suscitadas. O conteúdo desta rubrica editorial não aborda de uma forma exaustiva e completa as questões suscitadas, não constitui qualquer forma de recomendação e não substitui o necessário e indispensável aconselhamento técnico e jurídico do leitor relativamente aos temas nela abordados.
Iniciar Sessão